top of page
6c4048_8289d09a8af44278bcd6fabc94d446e6_
MARCA Inova defesa 1
Infográfico_RITDA_TESTE-17 (1) (10)
unnamed (3)
26238855_1689275641128595_79034587091475
231184235
bactrocera-carambolae65
controle-bdv-aumento-taxa-de-prenhez

Câmara Setorial da Citricultura discute ações de controle do greening em São Paulo e no Paraná

  • Foto do escritor: Inova Vendas
    Inova Vendas
  • 25 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Nesta quinta-feira (21) foi realizada a 54ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Citricultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Maringá (PR), no auditório da Sicredi. A reunião foi liderada pelo presidente da Câmara e do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, e contou com a participação de representantes da citricultura de diferentes estados e do Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, e do diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Florindo Dalberto.

Os membros da Câmara discutiram as ações de controle do greening no Paraná, em São Paulo e em outros estados. Durante a reunião, o fiscal de defesa agropecuária e engenheiro agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) José Croce fez uma atualização sobre a citricultura do estado e sobre o combate à doença. O coordenador técnico da Cooperativa Agroindustrial (Cocamar), Robson Luis Ferreira, abordou o modelo de transferência de tecnologia da instituição para os citricultores cooperados.

O controle em São Paulo foi abordado pelo engenheiro agrônomo do Fundecitrus Guilherme Rodriguez que apresentou um balanço das ações de controle externo em São Paulo, o sistema de Alerta Fitossanitário, que monitora a presença do psilídeo, e a relação entre os custos e os benefícios proporcionados por este trabalho. “A reunião foi importante para discutir as ações que podem ser tomadas para conter a doença. A ideia é ter propostas práticas e viáveis para o produtor e para o governo”, conta o agrônomo.

Além do combate ao greening, também foram abordados os dados do inventário de árvores e da estimativa da safra de laranja 2018/19, gerados pela Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), com apresentação do gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres. Após o término da reunião foi feita uma visita técnica aos pomares da região.  


FONTE

 
 
 

Comentários


Video Channel Name

Video Channel Name

RITDA - Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Mídias

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

WEEKLY NEWSLETTER

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

bottom of page