top of page
6c4048_8289d09a8af44278bcd6fabc94d446e6_
MARCA Inova defesa 1
Infográfico_RITDA_TESTE-17 (1) (10)
unnamed (3)
26238855_1689275641128595_79034587091475
231184235
bactrocera-carambolae65
controle-bdv-aumento-taxa-de-prenhez

Mosca da carambola é encontrada em Alto Alegre; região deve ser interditada

  • Foto do escritor: Inova Vendas
    Inova Vendas
  • 8 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Um único foco da praga foi encontrado em uma propriedade na região. Aderr disse que adota medidas preventivas; mosca da carambola é a principal ameaça à fruticultura brasileira.

Por G1 RR — Boa Vista



Mosca da carambola representa riscos à fruticultura do país — Foto: Agrolink/Arquivo

Um foco da mosca da carambola foi encontrado numa propriedade rural de Alto Alegre, no Norte de Roraima, durante fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou nesta terça-feira (6) o superintendente do órgão, Plácido Alves.

Considerada quarentenária - organismo de natureza animal ou vegetal que mesmo sob controle constitui ameaça à economia agrícola -, a mosca da carambola é a principal ameaça à fruticultura brasileira.

“Foi na semana passada. Nossas equipes de monitoramento encontraram uma mosca fêmea e um pé de carambola. A partir de agora, vamos tomar as medidas para mitigar qualquer risco de proliferação da praga. Para isso, vai ter que ter a interdição do município”, disse Plácido.

Alto Alegre era um dos municípios do estado que não estava entre as regiões consideradas endêmicas. Esta foi a primeira vez que houve identificação da praga no município. Além disso, ele estava entre as 11 regiões que receberam a liberação para comercializar frutas, em maio deste ano.

“O último caso de município que não endêmico, foi o Rorainópolis. Lá teve a praga erradicada há três anos”, disse.

Todas as ações de combate foram feitas na propriedade e nenhuma outra mosca foi encontrada, informou o Mapa.

Diante do caso, o Mapa informou a Agência de Defesa Agropecuária Roraima (Aderr), órgão estadual, para que sejam tomadas medidas contra a proliferação da praga.

Barreiras fitossanitárias devem ser implantadas na entrada de Alto Alegre e também na divisa com Mucajaí, no Sul do estado. Com isso, agricultores não poderão sair do município com as produções locais.

“O produtor é o maior prejudicado, por ele não poderá passar com o produto dele. A maioria dos produtores do estado que comercializa para Manaus é de Alto Alegre. Produtos como manga, tomate, pimenta, e outros, não poderão sair do município com a instalação da barreira”, pontuou Plácido.


Fonte

 
 
 

Comments


Video Channel Name

Video Channel Name

RITDA - Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Mídias

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

WEEKLY NEWSLETTER

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

bottom of page